PS: Qualquer evento taurino cancelado sem aviso prévio pelos seus organizadores, não é responsabilidade nossa a continuação da sua divulgação aqui na Agenda Taurina da "Festa Brava no Ribatejo".

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024

Samora Correia- XVII Semana Taurina & Feira Anual 2024
::: 26 de Abril a 6 de Maio :::

sábado, 12 de março de 2016

Aldeia da Ponte(Sabugal)- XI Capeia da Páscoa no dia 26 de Março 2016

Onze são os anos consecutivos, que a Associação da Juventude Pontense leva na organização da Capeia da Páscoa. Será já, no próximo dia 26 de Março de 2016, Sábado de Páscoa, na Praça de Touros de Aldeia da Ponte, sucedendo aos que a levaram a cabo nos anos antecedentes.
Nesta altura, o que verdadeiramente importa é o lançamento da Capeia, com as habituais palavras, que costumam ser propícias a uma organização deste calibre, que tanto representa para todas as povoações arraianas do Concelho do Sabugal, onde as Capeias são rainhas, principalmente em Agosto, reforçando-se cada vez mais esta tradição.
Postas as coisas desta maneira, a Associação Juventude Pontense lança o convite a todos os entusiastas, para mais uma Capeia, que será antecedida do respectivo Encerro, como bem manda a tradição, com os touros a serem conduzidos pelos cavaleiros, desde o lameiro próximo da Raia, até à Praça de Touros.
Será, por certo, mais uma jornada emocionante, semelhante a tantas outras, que ao longo dos últimos anos se tem verificado.
Os touros são da Ganadaria de José Manuel Duarte, o bem conhecido “Fininho”, esperando um bom Encerro e que correspondam ao Forcão.
Como é habitual acontecer, nesta altura, são mais que muitos, os que se deslocam às suas terras, devido às festividades religiosas da Páscoa, aproveitando também para reaverem os seus familiares e amigos, juntando o útil ao agradável, conjugando bem com estas realizações de carácter profano. Tudo tem o seu espaço, sem qualquer tipo de incómodo, antes pelo contrário, como tem sido visível.

Lameiro dos Touros para o Encerro
A Capeia da Páscoa deste ano vai estrear o novo “Lameiro dos Touros”. Para quem ainda não saiba, a nossa Aldeia já é detentora de um Lameiro próprio para os Encerros, depois de um trabalho aturado de alguns conterrâneos, ao longo deste último ano, conseguiu-se chegar a acordo com alguns proprietários de lameiros e, ele aí está disponível, para todas as Capeias.
Este Lameiro, situado na “Navetalaia”, próximo da raia, de onde têm vindo os encerros nos últimos anos, ficará em nome da Associação dos Amigos, pois é a entidade oficial, gestora da Praça de Touros.
Os Mordomos de Santo António do ano de 2014 disponibilizaram as verbas para ser concretizado este desejo, há alguns anos pretendido.
Nem sempre tem sido fácil arranjar lameiro para os touros, com esta decisão, estamos certos, que o problema ficará solucionado.
Aldeia da Ponte merece um Encerro a condizer, assim como todas as outras povoações da raia.
Finalmente, regressando à Capeia da Páscoa-2016, todos desejamos que proporcione o espectacular convívio, semelhante ao de anos anteriores, como sempre tem acontecido, assim também o São Pedro se lembre de apertar bem a torneira da chuva, providenciando um bom dia de sol.
À noite, pelas 22,30 horas, haverá serviço de Bar, com baile e animação no Salão da Junta de Freguesia, no “Vale”.
Brevemente, o Cartaz da Capeia da Páscoa será disponibilizado.
Esteves Carreirinha 
Fonte: Facebook Aldeia da Ponte

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832
::::::::::::::::::::Clica na imagem para mais informação::::::::::::::::::