PS: Qualquer evento taurino cancelado sem aviso prévio pelos seus organizadores, não é responsabilidade nossa a continuação da sua divulgação aqui na Agenda Taurina da "Festa Brava no Ribatejo".

sábado, 19 de dezembro de 2015

Temporada 2016 promete uma "Federação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas"

Na sequência do Encontro de Tertúlias realizado recentemente em Alter do Chão e do I Congresso de Tertúlias do Concelho de Vila Franca de Xira, realizado no dia 14 de novembro de 2015, foi constituído um grupo encarregue de dinamizar a criação de uma Associação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas. A necessidade de criar essa associação resulta, em primeiro lugar, da ausência de representação dos aficionados, a base da Festa de Toiros, na Comissão Nacional de Tauromaquia que funciona junto do IGAC e que apoia esta instituição na regulação dos espetáculos taurinos.
Essa ausência deve-se, em parte, à inexistência de um organismo representativo das tertúlias, grupos e clubes de aficionados existentes em grande número em todo o país. Para além daquela representação, a associação virá a desenvolver uma ação muito mais vasta, nomeadamente: 
.A representação dos aficionados portugueses em organismos internacionais;
.A defesa da Festa de Toiros, em todas as suas modalidades formais e populares, face aos ataques de que está a ser alvo sistemático e antidemocrático;
.O apoio mútuo entre os diversos agrupamentos de aficionados à festa de toiros e o intercâmbio entre eles, no quadro de iniciativas por elas desenvolvidas ou no âmbito das festividades de cada localidade;
.O desenvolvimento de iniciativas conjuntas de promoção da qualidade e da verdade na Festa de Toiros, pelas mais diversas vias, desde a presença crítica na opinião pública até à distinção dos intervenientes e organizadores;
.A defesa da Tauromaquia como Património Cultural Imaterial, a dignificação desse património e a participação no processo de elaboração da candidatura a registo desse Património.
O grupo promotor da federação nacional de tertúlias tauromáquicas teve a sua primeira reunião em Alter do Chão, estando prevista a realização de uma reunião mensal, a partir de janeiro, em diferentes localidades, com vista a amadurecer as ideias entretanto elencadas e a promover a adesão do maior número possível de entidades. Esse processo deverá desembocar numa convenção a realizar em Abril de 2016, para eleição dos Órgãos Sociais e a aprovação do Plano de Atividades.
Apela-se, assim, a todas as Tertúlias, Clubes e Grupos de aficionados para que participem neste processo, reforçando a Festa de Toiros como emblema identitário da cultura portuguesa.
Assina: Grupo promotor de uma Associação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas (Tertúlia Festa Brava, Confederação de Tertúlias de Vila Franca de Xira, Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão e Tertúlia Abre Max).

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832

"Tour Y Art"- Artigos Taurinos - 963082832
::::::::::::::::::::Clica na imagem para mais informação::::::::::::::::::